Friday, January 05, 2007

'Sche-Sche' - part 1

'Obrigado'. E esse o significado do titulo. Nao sei se e mesmo assim que se escreve, mas e assim que se pronuncia... em Chines.
Ou seja, tendo terminado ja o ano de 2006, falta ainda 'blogar' sobre um dos episodios que marcaram Dezembro passado. E nada melhor que uma cidade de 16 milhoes de habitantes como tema: Beijing. Pequim.

Quis o acaso que se proporcionasse nesta altura uma viagem a capital das dinastias Ming e Ching [para alem das muitas outras que por la reinaram durante seculos, mas sem igual testemunho 'vivo' nos contornos da China de hoje, e daquela cidade em particular]. Noutra altura do ano teria inclusive pensado numa viagem adicional, a regiao [pais, territorio ocupado] do Tibete. Mas com a temperatura a rondar os 20-30 graus negativos por esses lados, pareceu muito melhor ficar pelos -3 a +5 graus de Pequim. E em boa altura!

Nao nevou, mas os rios e lagos da cidade ja haviam gelado. Sem vento, o frio ate se mostrou bastante suportavel. E se o frio apertasse um pouco mais, nada que uma visita a um mercado [indoor] chines nao resolvesse.
Mas uma coisa de cada vez.

Primeira nota sobre os chineses: cuidado com os taxistas! Aldra... . Com este ar ocidental, devemos ter alguma parecenca com 'patos' [e eles ate gostam de pato, vejam a fama do 'Pato a Pequim'...]. Se os deixarmos, 'esfolam-nos' os Euros todos que puderem.... mas em Yen's.
Parece que estamos mal habituados, dada a recorrencia de taximetros nos 'nossos' taxis, mas na China, antes de mais, ha que reparar nesse pequeno 'pormenor'. O melhor e mesmo ir ja com uma ideia de qual deve ser o preco, e perguntar logo de inicio no taxi, para confirmar.

Na viagem do aeroporto para o hotel ate pensei que o preco ate era tabelado [como noutras cidades], uma vez que os taxis estavam a ser controlados por um grupo de fiscais. Qual nao foi o meu espanto quando, ja na auto-estrada de caminho para a cidade , o motorista me passa o telefone para poder dizer a alguem do outro lado o nome do hotel, que por sua vez iria explicar o percurso ao motorista... so visto!!! Ao chegar, pedi ao 'bell-boy' que me confirmasse o preco a pagar. Tambem nao tinha mais para dar, por isso arredondei para baixo.

De outra vez, ao regressar do 'mercado' Ya-Xu', bem no centro calha outro taxi sem taximetro. Ao principio ate pedia o mesmo que ja tinha pago para vir do aeroporto!!!! E a desculpa era: 'traffic; traffic'... E normal que o preco aumente com o transito, mas isto era 'ciganice'... ou melhor, 'chinesice'! [peco desde ja desculpa aos honrados membros da raca cigana, que pelo menos nao tem o desplante de tentarem mostrar aos outros aquilo que nao sao; a gente olha e recebe exactamente o que ve...].

Finalmente, no regresso do hotel para o aeroporto, antes de entrar no taxi ja sabia quanto deveria pagar. Nada que impedisse o motorista de, a chegada, pedir mais do dobro do que devia.
Levou aquilo que era suposto e nem piou. Ao menos tem isso: sao educados. Aldraboes, mas educados.

Mas nao digo que e regra geral. Apenas uma regra de sobrevivencia [em especial para os que mais precisam]. Tive um guia durante 3 dias, que foi sempre a imagem da rectidao e educacao. O que lhe faltava em experiencia [apenas 2 anos de trabalho, ao que me apercebi] compensava em falar bom ingles [infelizmente ainda uma raridade naquelas partes] e numa honestidade e simplicidade reconfortantes. Quando dependemos de alguem para nos guiar por um idioma e terra desconhecidos, e bom ter alguma sensacao de conforto!

Mas a minha aventura ja havia comecado no aeroporto, ainda antes da partida. Tendo chegado com a necessaria antecedencia, eis que me deparo com um quadro de 'departures' no qual o meu voo nao figurava. Ja meio aturdido, vou ao balcao da companhia aerea. "Your flight has been cancelled. I don't know why, but you have been booked for tomorrow, at the same time schedule".
Entao como e? Desmarca-se assim sem um telefonema, um e-mail, nada?
Ate ja tinha tentado confirmar antes, e soube de uma ligeira alteracao no voo de regresso. Nada acerca do voo de ida... E agora, nem sequer existia voo de ida! Pelo menos nao no mesmo dia...

Mostrei tanto desapontamento como calma ao lidar com a situacao. Acho que a 'hospedeira' no balcao devia estar a espera que eu comecasse a barafustar e a perder a paciencia. Mas nao. Nao sei se foi do choque, ou da racional realizacao que aquilo so la ia com algum dialogo e consenso [ou bom senso!]. As tantas so me perguntou de onde era [originalmente]. Percebeu que nao era daqui, e que nao tinha cara de chines... [va la, do mal o menos...].
Em vez de um voo para Pequim, calhou-me uma ponte aerea para Chengdu, ja na China, e entao depois um voo 'local' de 2 horas e meia para a capital. Enfim, o que vale e que ainda conseguia partir no mesmo dia.
A chegada a Chengdu, toca de recolher a bagagem [nao era possivel despachar directamente para o destino final, va-se la saber porque...] e descobrir o proximo balcao de check-in.
Primeiro descobri uma banca de venda de fruta [literalmente 'banca' e nao loja] em pleno edificio do aeroporto. Depois de passar por mais umas poucas 'vendas' de doces e bebidas, la cheguei aos insuspeitos balcoes da 'Sishuan Arilines', a companhia local.
Mas parecia que a minha aventura continuava... "Your name is not on the computer..."
Ai, ai, ai... Uma vez e como o outro. Agora duas, e na mesma viagem...!
"Desculpe la, o fachavor, mas pode ver outra vez? E confirme la se o voo nao esta correcto?"
[nao foi bem assim que saiu, mas a intencao estava la... se bem que em igles, e tendo em conta os cuidados da traducao, as coisas saem mais directas mas tambem mais 'polidas'... mas eu ja nao me estava a sentir nada polido! E entao depois de um voo intercontinental para um destino alternativo...]

Uma vez mais, nada que um pouco de paciencia, neste caso minha e da assistante de balcao, nao tenha resolvido. Se bem que ja nao sabia do que ela tinha mais vergonha: se do embaraco que o meu olhar directo causava, ou se do facto de nao saber bem como chamar a atencao do seu supervisor... Ate parecia que a ignoravam, e pelo caminho, era o mesmo que me faziam a mim!
Pelo visto o voo tambem nao deveria ir completo, por isso, depois de insistir que tinha sido outra companhia aerea a fazer a marcacao, e na noite anterior [alias, pela diferenca horaria na China teria sido ja nessa madrugada... e ainda se espantam que eu estivesse a comecar a sentir alguma 'rabugice'...], la veio um sorriso 'simpatico' com a resposta "O.K., it is taken cared of."

Feito novo check-in da bagagem [e da minha pessoa, ja agora], precipitei-me para o controlo de passaportes e bagagens de mao. Neste caso, controlo de fotografia de passaporte [ali nos e que somos todos iguais...] e de ... casaco. Na sala de espera confesso que me senti 'um nadinha' como 'peixe fora de agua'. Acho que o facto de ser o unico ocidental e capaz de ter ajudado. Alguns olhares curiosos, do tipo "olha onde este veio parar...", mas nada de pedidos de fotos ou sorrisos malisiosos de locais [eles ou elas]. Afinal, trata-se se um aeroporto internacional [e de um terminal bem pequenito...].
O cansaco apenas me permitiu o descernimento de tentar localizar uma rede chinesa no telemovel, o que permitiu receber algumas chamadas coma minha propria voz.... Surpresa! Parece que as comunicacoes [servico de] nao esta a altura dos aparelhometros que percorrem o mundo com a marca 'Made in China'... Quem diria! "Balato, balatinho!!!". Deu ainda para ler o jornal em ingles que trouxera do voo anterior.

O resto desta primeira parte ja sabem: chegar ao aeroporto de Pequim, pegar na bagagem, e prosseguir para o meu primeiro 'encontro imediato do terceiro grau' com um taxista chines.
Na segunda parte conto mais pormenores.
'Sche-Sche' pela vossa atencao.

C.C.- The Flying Expat

1 comment:

Anonymous said...

Eh pá China à parte...Honrados membros da raça cigana é ... hilariante!

Devias estar pouco lixados devias!

Abraço,
TY KOBB