Friday, May 11, 2007

Wat zegt jow?

Oi people!
Parece que se esta a tornar um [mau?] habito escrever apenas de 15 em 15 dias...
Mas ultinamente ha sempre qualquer 'coisa' que se interpoe entre mim e a disponibilidade ou clareza de espirito para fazer um post. Felizmente tem sido mais a disponibilidade, e por boas razoes: passeios e Amigos!!!

Nos ultimos 2 posts mencionei 'freiras', conventos e cursos, mas tambem 'vipes' de ultima hora incluindo um fim-de-semana em Paris. Entretanto mobilias 'viajaram' e Amigos 'chegaram'!

First things first. Finalmente chegou o dia [semana] do 'meu' curso de Holandes. Essa lingua, como ja havia dito, nativa de muitos artistas, mas que me lembre de nenhum poeta!!! Deve ser 'falha' minha [sera mesmo?...], mas apenas me lembro de pintores. Incluindo um que ate cortou a 'orelhita'... Isto para dizer que, depois de uma aprendizagem [muito superficial] intensiva, de facto apenas reforcei a minha ideia de que nao e a lingua mais 'suave' que ja aprendi. E as regras tambem nao sao das mais acessiveis, mesmo para quem teve de aprender todos os truques do... Portugues!

Ao contrario do que possa ter dado a entender, nao estive num verdadeiro convento. Mas essa e a verdadeira origem daquele 'instituto' de linguas, fundado por uma 'congregacao' de irmas em Vught, nao muito longe de 's Hertogenbosch [Den Bosch e o nome mais comum], e que foram expandindo a sua actividade e 'expertise' ao longo dos anos.
No final do sec. passado acabaram por 'relocar' a sua congregacao religiosa em paises mais necessitados, e passaram a 'actividade' escolar a uma entidade privada, que entretando adoptou uma 'postura' mais profissional [e lucrativa, claro esta, nao se passasse isto nas Terras Baixas!].

Voltando ao que interessa, acabei por 'aprender' Holandes no meio de ingleses, turcos, italianos, franceses, finlandeses, americanos, polacos, romenos, e sei la quantas mais nacionalidades... So por isso ja teria valido a pena, pelo 'convivio internacional' que, de certa forma, espelha a comunidade 'expat' que reside na Holanda, reflexo de um mercado de trabalho 'aberto' a pessoas de diferentes experiencias e origens. Faz-nos sentir que por vezes somos afinal a 'regra', e nao a 'excepcao'.

Foi uma semana que teve tanto de 'interessante' como de 'cansativa'. 10 a 12 horas por dia, incluindo refeicoes que, por vezes, eram 'coordenadas' por um 'professor', e que ao longo de 5 dias foram 'afunilando' uma lingua estrangeira nos recantos [cada vez menos 'esponjosos', que e como quem diz, 'absorventes'] do meu cerebro. Como se nao tivesse mais nada para armazenar!

O que vale e que, exactamente por ser 'intensivo', o trabalho ficou para 2.o plano [ou mesmo para 'fora' de plano...] e essa foi menos uma 'preocupacao' ao longo de 5 dias! Mas de qualquer forma, 'trabalho' tambem foi coisa que nao faltou... Mas penso que valeu a pena.

A 1.a percepcao que tenho, 'ca fora', e que mesmo 'gaguejando' as poucas palavras e a escassa correcao gramatical que possuo, ja vou 'assimilando' melhor as conversas [ou pelo menos as “ideias” que me tentam passar nessa lingua ‘maravilhosa’…]. Que o digam os ‘cromos’ que me levaram a entrar numa loja para comprarem ‘cigarrilhas’… (sim, estou mesmo a ‘falar’ de vcs, seus ‘penduras’… HIHIHIHIHI.
La me [‘nos’] desenrasquei, porque tambem parecia que o vendedor nao ‘arranhava’ muito o Ingles, coisa ‘rara’ por estes ‘lados’… E acho que e mesmo assim que vai ter de ser daqui em diante: iniciar conversas em Holandes, e ver ate onde posso ir…

Mas parece que subestimei os meus colegas. De volta da curta ausencia ‘sabatica’ ao local de trabalho, comecei a ser ‘inexplicavelmente’ assediado em Holandes. Ele era ao atender o telefone, a fazer pedido importantes de documentacao, eu sei la… Sempre pensei que desistiriam rapidamente e que ‘oscilariam’ de forma nada subtil para Ingles, deixando-me a falar Holandes com os meus ‘botoes’. Mas qual ‘Jose Mourinho na Terras Baixas’ a dar conferencias de imprensa em tom [e vocabulario] macarronico, eles la me foram dando ‘corda’ e inclusive ‘puxando’ mais por mim do que estava a espera!

Ate a secretaria-mor [esse belo exemplar da ‘fleuma holandesa’, e que deve os seus ‘galoes’ pelo facto de secretariar… o CEO] interpelava os/as colegas no meio de uma conversa comigo, de forma ‘bastante’ assertiva: “Geen Engels! Aleen Nederlands.” E nao e que os/as frouxos/as mudavam a lingua-base da conversa?!?!?!. Agora e que nao tenho hipotese!!!!!!

No meio de tudo isto, chegou a ‘ansiada’ encomenda de Portugal: ‘A’ mobilia…

Nao e que estivesse a viver num ‘espaco vazio’ ou ‘buraco negro’. Alguma coisa se havia sempre de arranjar, e e para isso mesmo que servem 11 lojas do IKEA num pais com 2/3 do tamanho de Portugal [belo conceito, hein? E sempre que la fui estava ‘cheio’, inclusive durante a semana…]. Mas ha coisas que ‘sabem’ e se ‘sentem’ mais a ‘casa’ quando se tem a propria mobilia, ‘escolhida’ e ‘coleccionada’ calmamente ao longo dos anos [e principalmente aquela comprada ‘afecciosamente’ e ‘utilizada’ apenas durante alguns meses!!!!!]. Ou seja, agora o ‘Hotel M’ tem um ar muuuuito mais ‘cosy’… Que os digam os ‘penduras’ da semana passada HEHEHEHEHEH [estou mesmo a meter-me convosco ;) ].

E uns dias depois, uma decisao verdadeiramente ‘dificil’: feriado = fim-de-semana prolongado [de 3 dias apenas, que isto de comemorar o ‘dia do trabalhador’ so se for mesmo a trabalhar…]. E so porque ainda se lembram de festejar o aniversario da Rainha [Mae]. Entao havia que escolher: f-d-s ‘ca dentro’ com visita a Amesterdao no ‘Koninginedag’… ou viagem ‘relampago’ [TGV] a Paris, e visita [pela 2.a vez em 9 anos] a cidade Luz… humm…deixa ca ver… PARIS!!!!!! Tudo a ultima da hora, mas nada que a internet e a ‘CP’ holandesa nao resolvam.

Esta ‘estoria’ fica para o proximo post, e prometo tambem algumas fotos!!!!! So vos digo que o tempo esteve faaaaaaaantastico!

Beijinhos e Abracos,
The Flying Expat.

1 comment:

mim said...

KUSSEN, mas a história de Paris é prometedora. Não sei é se, chegada a esperada mobília, o apelo ao descanso e à mordomia não vai ser maior...