Monday, November 20, 2006

N.O.T.P.


Se fosse uma ex-colega de escola que lesse isto, ainda pensava que era um post sobre os New Kids On The Block - NKOTB... Pois S., so agora e que percebeste a diferenca [brincadeirinha!].

Na verdade, este e um post sobre os TFF. E ja agora sobre o IT [nao confundir com o ET, apesar do aspecto dos seus 75 anos que ja nao enganam...tal como o algodao].

Sabado fui convidado para a minha segunda N.O T.P.: the Night Of The Proms! Mas desta vez nao era uma festa de final de curso...

Para voces, "incultos", que pensam que o Colombo e uma cidade, e acham que tremocos e torresmos sao uma verdadeira "delicatesse" [por acaso ate marchavam, mas com uma boa cerveja belga...], dizia, para quem nao sabe, trata-se de um verdadeiro espectaculo musical!
Foi a minha "estreia" no Ahoy, e logo com um evento destes. A musica da para agradar a geracoes dos 25 aos 55 [e arriscava dizer um pouco mais, nao fosse "IT" o mesmo que... Ike Turner!]

Ok, ok, ja podem para de rir. Nao, eu nao fui ver um concerto do Ike Turner. Ele era apenas um dos varios artistas que compoe o "leque" de musicos que se juntou sob o "franchising" N.O.T.P. na versao 2006. E nao e o primeiro ou segundo ano que acontece! Segundo ouvi, vai para quase 20 anos que a musica dita classica e a pop se juntam a uma orquestra e um coro, apoiados por uma banda, tenores, vocalistas e as suas proprias bandas, para no seu conjunto oferecerem um verdadeiro show de musica. Seja qual for o estilo que nos faca "tickar" o coracao.



Digo-vos mais: nao e a toa que se chama "Night Of The Proms". O facto de juntar musica de varios quadrantes e geracoes torna quase impossivel que, pelo menos uma delas, nao faca parte da "banda sonora" da nossa vida.

Para nao falar no espectaculo de luzes e cor simultaneo ao sublime som da orquestra, a acompanhar, por exemplo, John Miles numa vibrante interpretacao de "Music was my first love"... Arrepiante...

Particularmente, mesmo antes do intervalo fiquei satisfeito por ter ido . Os TFF entraram em palco, numa timida interpretacao de "Mad World", mas logo aceleraram e arracaram refroes da plateia com "Everybody wants to rule the world" e "Sowing the Seeds of Love". E quando pensava que nao se podia pedir mais, eles lancaram o desafio: "Shout", especialmente electrizante na versao ao vivo.
Caramba, e que dava mesmo vontade de gritar. Isto musicas muitas vezes entoadas ao passar na radio, mas que eu nunca pensei que alguma vez poderiam ganhar mais vida do que quando eu tocava o meu "Jakpot'86" no gira-discos... Lindo!

Os UB40 tambem estiveram bem, para alguns no mesmo sentido que para mim foram os TFF. Mas impressionante foi o tenor "convidado", que responde pelo nome de Tony Henry, e que mostrou ao entoar trechos do "Barbeiro de Sevilha" e "Carmen" porque o apelidam de "new Pavarotti"...

Enfim, um pouquito de tudo a mistura, sempre com arranjos musicais (e visuais) impecaveis.

La na terra nao ha nada disto, e se houvesse se calhar nunca teria pensado seriamente nisso. Mas as vezes nao ha nada como experimentar...

http://www.notp.com/?country=en

Saudacoes musicais,

C.C. - The Flying Expat

3 comments:

mim said...

Oi, cá estou e para dizer que no Algarve não tive essas harmoniosas noitadas. Agora é de Lisboa que mando bjs.

Anonymous said...

- por cá música é o que não falta. Da boa claro!, dia 17 de dezembro sai o cd do ricercare, estou desertinha para o ouvir.
:)
inóca berlóca

Anonymous said...

Christ allmighty...! Já tive pesadelos assim: a musica mais horripilante dos anos 80 voltava para se vingar do ostracismo a que a votei. Os TFF, Europe, Metal Hairbands, e outras cenas que tais. Salvam-se os UB40...uma versão reggae com pouca melanina mas hey! Nos anos 80 era o que havia...